Blog

InícioSem categoriaCHAVE DE OURO – VERÃO IMPULSIONA MERCADO IMOBILIÁRIO E AQUECE O SETOR

CHAVE DE OURO – VERÃO IMPULSIONA MERCADO IMOBILIÁRIO E AQUECE O SETOR

O verão terminou no último dia 20 de março e o saldo de visitantes em Balneário Camboriú apontou para a presença de mais de 1,5 milhão de turistas durante a estação mais quente do ano. A estimativa foi divulgada pela prefeitura local, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur BC), e baseada na coleta de lixo em dezembro, janeiro e fevereiro. Para a construção civil, foi um excelente período, considerando que boa parte dos investidores aproveita esta época para comprar seu novo imóvel e aportar recursos no mercado imobiliário da cidade.

 

O mês com mais visitantes foi janeiro, quando 591.597 pessoas estiveram em Balneário Camboriú. Já em dezembro, a população flutuante ficou em 480.119 pessoas; e em fevereiro  465.478. Mas o ponto alto do verão foi mesmo a comemoração da chegada do ano novo, com recorde histórico de público: mais de um milhão de pessoas nas areias da Praia Central, contra cerca de 700 mil pessoas registradas no Réveillon anterior.

 

O presidente do Sinduscon de Balneário Camboriú e Camboriú, empresário Carlos Haacke, comenta que esta época é considerada de maior aquecimento para o mercado de imóveis. “Historicamente, são períodos em que os empreendimentos imobiliários registram maior procura, e que temos alta nas vendas de lançamentos, imóveis em fase de acabamento e recém colocados no mercado”, avalia o presidente. Ele explica que o conjunto de atrativos oferecidos pela cidade é um dos grandes impulsionadores deste movimento de mercado. “Temos atrações turísticas únicas, que reforçam a vocação de lazer de Balneário Camboriú, lançando a cidade em uma vitrine nacional como referência em qualidade de vida. Somado a isso, temos segurança, limpeza das nossas vias públicas, das praias, e a riqueza do nosso comércio e rede gastronômica. O resultado é uma força motriz que impulsiona não somente a construção civil, mas inúmeros outros segmentos econômicos que mantêm nossa cidade próspera e atrativa”, completa Haacke.

 

Nos Postos de Informação Turística (PITs) da cidade dados importantes são coletados junto aos ônibus de turismo que param para registrar sua entrada no município. No mês de maior fluxo – janeiro, quem chegou a Balneário Camboriú via ônibus somou cerca de 40 mil passageiros, sendo 40,55% turistas nacionais e 59,45% internacionais. Já em dezembro, o total de pessoas que passou pelo PIT via ônibus somou 35,9 mil pessoas – 61% nacionais e 39% internacionais. Em fevereiro, já se percebe grande redução no fluxo de pessoas, com 25,8 mil passageiros chegando via ônibus – 32,8% deles vindos de dentro do País, e 67,2% de outros países.

 

RÉVEILLON

Mais de um milhão de pessoas estiveram nas areias na Praia Central, em Balneário Camboriú, para a passagem do ano. De acordo com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, o número fez do Réveillon 2024 o maior da história da cidade. Durante mais de 20 minutos, quem esteve na Praia Central pôde assistir duas apresentações que coloriram o céu: a primeira, dos mil drones na Barra Sul, seguida pelo show pirotécnico produzido por oito toneladas de explosivos distribuídos ao longo da praia.

 

Presente do governo da capital dos Emirados Árabes, Abu Dhabi, a maior apresentação de drones já registrada na América Latina reuniu mil aparelhos na Barra Sul, desenhando no céu figuras como a Ilha das Cabras e mensagens de Ano Novo. Findada a apresentação, foi a vez dos fogos se tornarem a estrela principal da noite. Após contagem regressiva feita na roda gigante do Pontal Norte, um espetáculo pirotécnico de 15 minutos iluminou a cidade.