InícioSem categoriaCOMEÇAM AS NEGOCIAÇÕES ENTRE EMPRESÁRIOS E TRABALHADORES

COMEÇAM AS NEGOCIAÇÕES ENTRE EMPRESÁRIOS E TRABALHADORES

O Sinduscon de Balneário Camboriú e Camboriú se reuniu no mês de abril para discutir o rol de reivindicações encaminhado pelo sindicato laboral da construção civil em sua base territorial. Com data-base em 01 de maio, o rol formaliza o início das negociações entre empresários e trabalhadores com vistas a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024. A categoria pleiteia reajuste salarial de 15% e atualização dos pisos salariais com percentuais que variam de 51% a 72%, conforme a função, além da instituição de piso salarial de R$ 5 mil para mestre de obras.

Durante a reunião, foi formada uma comissão que irá representar os empresários nas rodadas de negociações com o sindicato laboral. Além das demandas salariais, os trabalhadores também pedem inclusão de novos itens na cesta básica, aumento no valor do cartão alimentação, aumento na quantidade de dias liberados para representantes sindicais se ausentarem das atividades sem prejuízo de remuneração, entre outras demandas. Novas cláusulas foram acrescentadas a CCT, tais como fornecimento de café da manhã a todos os trabalhadores no local de serviço e implementação de transporte gratuito a todos os trabalhadores que residem em Camboriú e Balneário Camboriú, eliminando o vale transporte.

Pisos:

Na proposta apresentada pelo sindicato laboral, o piso para profissional passa de R$ 2.315 para R$ 4.000; meio oficial e vigia de R$ 1.836 para R$ 3.000; servente, auxiliares e outros de R$ 1.650 para R$ 2.500. A primeira rodada de negociação entre classe patronal e classe laboral foi marcada para o dia 18 de abril, na sede do Sinduscon.