InícioSem categoriaCONSTRUÇÃO CIVIL DE BC É PIONEIRA EM PLATAFORMA DE PREVENÇÃO À COVID-19

CONSTRUÇÃO CIVIL DE BC É PIONEIRA EM PLATAFORMA DE PREVENÇÃO À COVID-19

Em junho, as empresas de construção civil em Balneário Camboriú começam a adotar um programa de controle e monitoramento de dados sobre a Covid-19 no ambiente de trabalho. O sistema visa acompanhar os colaboradores diariamente através de uma plataforma virtual onde será possível identificar aqueles que apresentem sintomas do coronavírus e encaminhá-los para atendimento, isolando-os do restante do grupo e evitando a proliferação da doença. A plataforma é  fornecida pelo Sesi/FIESC e sua implantação ainda está em caráter experimental neste mês de maio na construção civil de Balneário Camboriú – primeiro setor produtivo catarinense a testar o programa.

O programa é de simples utilização e funciona a partir de uma plataforma web. A empresa se cadastra na plataforma, cadastra seus funcionários, e estes passam a ser monitorados diariamente por uma assistente virtual através de mensagens de texto. E é nesta troca de informações diária com a assistente virtual que se identificam possíveis colaboradores com sintomas da Covid-19. Tão logo o líder perceba que foi alimentado com respostas que acusem provável sintoma da doença, ele repassa a informação ao coordenador da equipe para providências. A plataforma também permite identificar eventuais esquecimentos por parte dos colaboradores em responder às perguntas diárias, aprimorando ainda mais o monitoramento do estado de saúde das equipes, já que os coordenadores conseguem visualizar os usuários que não deram o feedback do dia.

Este ‘piloto’ com a construção civil de Balneário Camboriú começou dia 12 de maio com quatro empresas associadas ao Sinduscon. A partir de junho, inicia a ampliação gradativa do sistema para as demais empresas do setor ligadas ao sindicato.  Vale dizer que esta é uma parceria entre o Sesi (Serviço Social da Indústria)/FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), Sinduscon de Balneário Camboriú e Camboriú, e prefeitura local.