InícioSem categoriaPLANEJAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS E INVESTIMENTOS

PLANEJAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS E INVESTIMENTOS

A poluição e as emissões de gases de efeito estufa caíram em todos os continentes e países após os acontecimentos da pandemia do Covid-19. Mas podemos considerar isso como apenas uma mudança passageira ou pode levar a benefícios mais duradouros para o meio ambiente? E qual a importância destes fatores para futuros investidores? De acordo com uma pesquisa conduzida por Robert Eccles, professor visitante de prática de gerenciamento na Saïd Business School da Universidade de Oxford, o ESG – Environmental, Social and Governance é o ponto crucial na tomada de decisão dos maiores investidores do mundo e é o maior ativo que as empresas de administração e fundos de pensão do governo desejam avaliar.

Mas o que é ESG? O ESG refere-se à consideração de fatores ambientais, sociais e de governança juntamente com fatores financeiros em um processo de tomada de decisão sobre investimentos. O termo é frequentemente usado em conjunto com investimento sustentável, investimento socialmente responsável, investimento ou triagem relacionada à missão da empresa.

A prática do ESG começou na década de 1960, quando os investidores começaram a adotar uma postura mais crítica em atividades comerciais, como a produção de tabaco, ou o envolvimento no regime de apartheid sul-africano. Essa prática de ‘investimento socialmente responsável‘ significava que os investidores excluiriam empresas que participassem de atividades semelhantes às destacadas acima.

Hoje, as pessoas estão começando a perceber que essas questões ambientais, sociais e de governança eram importantes para o desempenho financeiro, tanto na comunidade corporativa quanto na comunidade de investimentos, com muitos investidores procurando incorporar fatores ESG ao processo de investimento, juntamente com a análise financeira tradicional.

Atualmente as consultorias técnicas e especializadas combinam dados relevantes sobre edificações e ferramentas com garantia baseada em princípios, garantindo que essas consultorias forneçam conselhos e suporte confiáveis e transparentes sobre riscos. O principal objetivo é fornecer uma visão completa, honesta e equilibrada com base em princípios ESG.

Os principais serviços alinhados aos princípios ESG são: Avaliação dos riscos, passivos e oportunidades materiais de ESG da empresa; comparar as políticas, procedimentos e desempenho atuais de ESG da empresa com os pares e as melhores práticas do setor; avaliação do cumprimento dos regulamentos nacionais e tratados internos; informações sobre como o desempenho ESG da empresa pode afetar ativos, incluindo reputação, valor da marca, confiança e relacionamentos; estimativas baseadas em passivos potenciais e como isso pode afetar custos, fluxo de caixa e cronograma de negócios; recomendações sobre ajustes na avaliação; e por fim uma visão geral de como as tendências sociais e ambientais emergentes provavelmente afetarão a empresa.

Este último ponto merece destaque neste artigo. A pandemia de Coronavírus é classificada como uma megatendência e que provavelmente afetou as empresas diretamente ou indiretamente e por isso, em meio a novas características ambientais e sociais presentes, novos fatores de risco para os investidores surgiram, que por sua vez devem ser considerados para implementar ESG.

Gian Franco Werner – Eng. Ambiental | Ecourbana Acústica e Meio Ambiente