InícioSem categoriaTECNOLOGIA E INOVAÇÃO – EMPREGOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL CRESCEM 40%

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – EMPREGOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL CRESCEM 40%

Impulsionada pelos avanços em tecnologia de ponta, a construção civil em Balneário Camboriú e Camboriú atrai cada vez mais investidores e, por consequência, amplia as oportunidades de emprego tanto no canteiro de obras quanto no aquecimento de setores que giram em seu entorno. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor tem apresentado expressivo aumento no número de empregos formais na região. Atualmente, o estoque de empregos na construção civil em Balneário Camboriú e Camboriú é de nove mil trabalhadores e reflete sua posição de vanguarda do setor no mercado nacional.

Uma das tecnologias mais proeminentes sendo empregadas atualmente é a modelagem de informações da construção (BIM), que permite aos engenheiros e arquitetos criar modelos digitais precisos e detalhados de edifícios e infraestruturas. Esses modelos não só facilitam o planejamento e o design, mas também melhoram a coordenação entre as equipes de construção, reduzindo custos e prazos.

Orientado pela busca e implantação de novas tecnologias, o Sinduscon – em parceira com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – está com matrículas abertas para o curso de especialização em Engenharia Digital e Tecnologia BIM. O curso será ministrado por grandes nomes da metodologia BIM no Brasil e mantém inscrições abertas até dia 04 de março. Além disso, o uso de drones na inspeção de obras tem se mostrado uma ferramenta valiosa. Os drones fornecem imagens aéreas detalhadas, permitindo uma supervisão mais eficiente do progresso da construção, identificação precoce de problemas e maior segurança no local de trabalho.

O emprego de outras tecnologias integram o cenário atual, como a  incorporação de dispostivos para carregamento de carros elétricos nas garagens dos empreendimentos, o uso de equipamentos e processos sustentáveis, a exemplo do reaproveitamento da água durante a obra, implantação de cisternas para captação de água da chuva e uso na manutenção de áreas comuns, sistemas de iluminação ativadas por sensor de presença, torneiras que fecham automaticamente após determinado tempo de uso, reduzindo em até 70% o consumo de água, entre outros recursos com foco no uso racional estão promovendo edifícios mais sustentáveis e energeticamente eficientes na região.

NÚMEROS

Em comparação com os dados de 2020, o crescimento em empregos é notável. Naquele ano, Balneário Camboriú registrava um estoque de 4.890 empregos na construção civil contra atuais 6,4 mil, o que representa um aumento de 31% nos últimos quatro anos. Já em Camboriú, o estoque era de 1.571 empregos em 2020 contra atuais 2.588, indicando um impressionante crescimento de 65% no mesmo período.

Somando-se os números das duas cidades, o total de empregos formais gerados atualmente na construção civil é de 8.988, representando uma diferença de 40% em relação aos 6.461 empregos registrados em 2020. É importante ressaltar que esses números se referem aos vínculos CLT ativos no momento da pesquisa, evidenciando o dinamismo e a expansão do setor na região.

O presidente do Sinduscon de Balneário Camboriú e Camboriú, Carlos Haacke, fala sobre este momento de expansão em empregabilidade. “O aumento significativo no estoque de empregos na construção civil em nossa região é um reflexo do crescimento e desenvolvimento dessas cidades, destacando a importância do setor como um motor econômico e gerador de oportunidades de trabalho na região”, pontua Haacke.