Blog

InícioSem categoriaTERMÔMETRO – CONSTRUÇÃO CIVIL AQUECIDA EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

TERMÔMETRO – CONSTRUÇÃO CIVIL AQUECIDA EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

O primeiro trimestre de negócios no mercado da construção civil foi positivo para a cidade. A venda de imóveis sobre a oferta ficou em 7,9%, contra 4,4% registrados no trimestre anterior. Os números integram a pesquisa do segundo trimestre realizada pelas empresas Alphaplan Inteligência em Pesquisas e Órulo Sistemas de Informação Ltda. As atualizações são trimestrais, consistem em dados gerenciais de extrema relevância ao empresário do setor e se encontram à disposição de todos os associados do Sinduscon de Balneário Camboriú e Camboriú.

 

O estoque geral cresceu, passando de 889 unidades no último trimestre de 2022 para 930 unidades nos primeiros três meses deste ano. Elas correspondem a 93 empreendimentos, sendo 881 residenciais, 27 comerciais e 22 horizontais. O VGV é de R$ 3,2 bilhões. Do total de imóveis em estoque, 77% estão em construção, 20% prontos e 3% em fase de lançamento. A pesquisa consiste num verdadeiro raio-x do mercado imobiliário local, fornecendo também um panorama geral do município por bairros – o que favorece ainda mais um estudo detalhado do movimento do mercado por região.

 

O presidente interino do Sinduscon de Balneário Camboriú e Camboriú, Carlos Haacke, pontua que a atividade do setor se reflete diretamente na geração de empregos na cidade. “Acompanhando este movimento de aquecimento, nosso estoque de empregos segue em alta. Em dezembro do ano passado, fechamos com 6,7 mil profissionais contratados, contra quase sete mil registrados pelo Caged/Ministério do Trabalho na última pesquisa divulgada em maio deste ano”, finaliza Haacke.