InícioSem categoriaVIABILIDADE ECONÔMICA PARA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA SOLAR

VIABILIDADE ECONÔMICA PARA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA SOLAR

Com o passar do tempo e o aumento da população mundial, a necessidade por energia também é maior.

As fontes mais utilizadas para geração de energia seguem sendo recursos limitados.Os combustíveis fósseis são os principais responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa.

Por isso, soluções como a energia solar fotovoltaica ganham cada vez mais espaço. E assim, a viabilidade econômica se torna mais real para diferentes aplicações. Seja em residências, prédios comerciais ou industrias, a energia solar está se tornando mais competitiva.

Além de ser uma atitude vantajosa para o meio ambiente, também gera empregos para que a cadeia produtiva seja sustentável.

Energia solar como alternativa para o alto consumo de energia elétrica

Especialmente em empresas com grande produção industrial, o custo da energia elétrica acaba representando uma parcela considerável do orçamento mensal do negócio. A partir dessa realidade, gestores precisam buscar alternativas para reduzir esse custo.

Vale a pena ressaltar também, que as empresas estão sendo mais fiscalizadas quanto a atitudes favoráveis ao meio ambiente. Sendo, nesse caso, a utilização de energia solar um bom exemplo.

As atitudes de economia de energia elétrica são sempre bem vindas, como apagar as luzes ao sair dos ambientes ou desligar maquinário que não esteja em uso. Mas no geral acabam não gerando a redução esperada ou que pode ser alcançada a partir dos painéis fotovoltaicos.

Mas além do ambiente corporativo, também é possível perceber que a energia elétrica está cada vez mais cara para consumo doméstico. Consequentemente, o aumento das tarifas elétricas está gerando mais interesse nas famílias em instalar sistemas fotovoltaicos em suas casas.

Por isso, a energia solar se torna uma boa opção para substituir a energia elétrica produzida a partir de combustíveis fósseis. Tanto considerando uma atitude benéfica para o meio ambiente, quanto em redução de custos para famílias e empreendimentos.

É viável economicamente instalar um sistema de energia solar?

A energia solar se trata da conversão da energia gerada pelos raios solares em energia elétrica. Com o sistema instalado, é possível que a residência ou empresa gere a sua própria fonte de eletricidade, o que reduz consideravelmente os custos de energia elétrica.

Porém, é preciso entender se a instalação do sistema fotovoltaico realmente vai gerar esse resultado esperado.

Apesar do Brasil ser um país com alta disponibilidade de recursos solares, existe um alto custo envolvido. Portanto, é necessário realizar cálculos de viabilidade econômica do projeto para garantir que o investimento realizado consegue ser recuperado no longo prazo.

Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar (2017), a radiação solar emitida na localização a instalar o sistema fotovoltaico é um dos fatores mais importantes para determinar a viabilidade econômica. E a região nordeste é a que mais se destaca nos índices de irradiação solar.

Outros pontos considerados no cálculo de viabilidade econômica são a tecnologia disponível, os custos associados (instalação, manutenção, armazenamento de energia, etc), os apoios públicos e a legislação vigente. Cada localização vai ter determinados incentivos ou isenções fiscais que devem ser considerados nos cálculos.

EXPONENT ENGENHARIA